“TEACHING to be”

CONCLUÍDO

Investigadores:

EN | PT

Project description:

“Teaching to Be” é uma iniciativa de um projeto de experimentação política europeia. O projeto visa apoiar a melhoria da carreira dos professores, explorando práticas inovadoras de desenvolvimento profissional para promover e melhorar o bem-estar profissional dos professores. O projeto é liderado pelos Ministérios da Educação da Lituânia, Letónia, Portugal e Eslovénia, em cooperação com várias universidades e equipas de peritos em formação de professores e bem-estar mental de 8 países: Lituânia, Letónia, Eslovénia, Portugal, Itália, Espanha, Áustria e Noruega. O stress e o esgotamento dos professores são preocupações importantes em toda a Europa e no mundo, causando sérios desafios à saúde dos professores e aos sistemas escolares. Além disso, a crescente atenção dada às competências sociais e emocionais em toda a Europa coloca novos desafios aos professores no que respeita à manutenção do seu próprio bem-estar e à eficácia do ensino. A fim de fomentar o bem-estar profissional dos professores e promover práticas que o apoiem, o projeto irá desenvolver e analisar um conjunto de medidas inovadoras de desenvolvimento profissional:

  • Um Curso Online sobre o Bem-Estar Profissional dos Professores, que ajudará a desenvolver as competências práticas dos professores para manter o seu bem-estar através da aprendizagem auto-regulada;
  • Um Guia de Investigação-Ação Participativa (PAR) para Escolas, que ajudará as comunidades escolares a trabalhar em conjunto sobre questões escolares, a melhorar o bem-estar profissional e a desenvolver novas competências profissionais para professores e dirigentes escolares.

O projeto irá explorar como e em que medida estas práticas afetam os indicadores de bem-estar dos professores e os fatores a nível da escola. Será realizada uma investigação experimental de métodos mistos, combinando um estudo de intervenção quasi-experimental (QE) e um estudo qualitativo de Investigação-Ação Participativa (PAR) nas escolas, em 8 países. As ações do projeto envolverão professores, dirigentes escolares e outros membros da comunidade escolar. Os resultados do projeto ajudarão a promover políticas para o bem-estar profissional dos professores e apoiarão o ensino e a aprendizagem sistemáticos das competências-chave nas escolas.

 

Outputs

Livros:

  • Talič, S., Zupančič, A., Avguštin, L., Beržanskytė, J., Šukytė, D., Širokova, M., Martinsone, B., Damberga, I., Perševica, A., Ornaghi, V., Cavioni, V., Conte, E., Pacheco, P., Ferreira, M., Reis-Jorge, J., Jensen, M., Rekstad, T., Lillelien, K., Schrank, B., … Cajaraville, A. (2023). Teaching to be: Rumo ao bem-estar: Livro do professor. Teaching to Be & Creative Europe Programme of the European Union. ISBN:978-609-96413-4-8.
  • Talič, S., Zupančič, A., Avguštin, L., Beržanskytė, J., Šukytė, D., Širokova, M., Martinsone, B., Damberga, I., Perševica, A., Ornaghi, V., Cavioni, V., Conte, E., Pacheco, P., Ferreira, M., Reis-Jorge, J., Jensen, M., Rekstad, T., Lillelien, K., Schrank, B., … Cajaraville, A. (2023). Teaching to be: A path to wellbeing. Teacher`s workbook. Teaching to Be & Creative Europe Programme of the European Union. 978-609-96413-0-0.
  • Schrank, B., Dörfler, S., Karrer, H., Ornaghi, V., Conte, E., Cavioni, V., Barqueira, A., Pacheco, P., Reis-Jorge, J., Ferreira, M., Baltazar, I., Šukytė, D., Raudienė, I., Žadeikaitė, L., Rutkienė, A., Žydžiūnaitė, V., Jensen, M. T., Rekstad, T., Košir, M., … Avguštin, L. (s.d.). Participatory action research (PARr) guide for school wellbeing: A guide for implementing participatory action research (PAR) in the daily life of educational institutions, especially kindergartens, primary and secondary schools. Teaching to BE; Erasmus+ Programme of the European Union.
  • Schrank, B., Dörfler, S., Karrer, H., Ornaghi, V., Conte, E., Cavioni, V., Barqueira, A., Pacheco, P., Reis-Jorge, J., Ferreira, M., Baltazar, I., Šukytė, D., Raudienė, I., Žadeikaitė, L., Rutkienė, A., Žydžiūnaitė, V., Jensen, M. T., Rekstad, T., Košir, M., … Avguštin, L. (s.d.). Guia de investigação-acção participativa (IAP) para o bem-estar escolar: Um guia para a implementação da investigação-ação participativa (IAP) na vida quotidiana das instituições educativas, especialmente nos jardins-de-infância e nas escolas primárias e secundárias. Teaching to BE; Erasmus+ Programme of the European Union.

 

Capítulos de Livro:

  • Reis-Jorge, J., Pacheco, P., Ferreira, M., Barqueira, A., & Baltazar, I. (2024). School climate and teachers` professional wellbeing in Portugal: A school climate analytical framework (SCAF). In B. Martinsone, M. T. Jensen, C. Wiesner, & K. A. Zechner (Eds.), Teachers` professional wellbeing: A digital game based social-emotional learning intervention, (pp. 81-104). Verlag Julius Klinkhardt. doi.org/10.35468/6091-04

 

Artigo:

Comunicações:

  • Ferreira, M., e Reis-Jorge, J. (2024). Teaching to Be – Supporting Teachers` Professional Growth and Wellbeing in the Field of Social and Emotional Learning – Enquadramento e Abordagem Metodológica, Conferência Final do Projeto Erasmus KA3: Teaching to Be – Supporting Teachers` Professional Growth and Wellbeing in the Field of Social and Emotional Learning, promovido pela Escola de Educação e Desenvolvimento Humano, do Instituo Superior de Educação e Ciências (ISEC Lisboa), Campus Académico do Lumiar, 20 de Janeiro de 2024.
  • Pacheco, P., Barqueira, A., Reis-Jorge, J., Ferreira, M. & Baltazar, I. (2024). Desenvolvimento profissional: Bem-estar, satisfação no trabalho e saúde dos professores. Conferência “A Boa Educação na Escola: Perspetivas, Práticas e Desafios”, Promovida pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação na Universidade do Porto, 8-13 de Janeiro de 2024, modalidade online.
  • Pacheco, P., Barqueira, A., Reis-Jorge, J., Ferreira, M. & Baltazar, I. (2023). The teachers’ role as co-constructor of an online course to improve teachers’ professional wellbeing, Barcelona Conference on Education, organizada pelo International Academy Forum (iafor), Barcelona, Espanha, 19-23 de Setembro de 2023.

Deixe um comentário