Produção Científica 2019

Livros

Brito, R., & Dias, P. (2019). Aplicações seguras e benéficas para crianças felizes: Perspetivas de stakeholders. Escola de Educação, ISEC Lisboa. [Disponível em https://www.iseclisboa.pt/ebook_happy_kids.pdf].

Brito, R., & Dias, P. (Eds) (2019). Crianças, famílias e tecnologias na sociedade de hoje: que desafios? Que caminhos? Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa.

 

Capítulos de livros

Almeida, A. P.; Viseu, S.; Lopes, J. H.; Pires, C.; Barroso, J.; Afonso, N.; Dias, M.; Silva, G. R.; Neves, e C. Bettencourt, b. (2019). Edição Comemorativa dos 25 anos Forum Português de Administração Educacional. Lisboa: Escola Superior de Educação/IPL e FPAE. ISBN: 978-989-8912-08-4.

Almeida, A. P. (2019). Para além do acolhimento … Políticas de integração de crianças refugiadas sírias nas escolas portuguesas in Maria Cristina Borges da Silva e Roberto Filizola, org. (In) justiça Social e as demandas na/da Educação. ISBN: 978-85-473-2926-6.

Hipólito Lopes, José ; Viseu, Sofia; Almeida, Ana Patrícia; Neves, Cláudia; Cruz, Clara; Pires, Carlos (Org.), (2019). 25 Anos do Fórum Português de Administração Educacional- Edição Comemorativa Lisboa: Designlab4U/ESELx.  [ISBN 978-989-8912-08-4]

 

Artigos em revistas internacionais com revisão por pares

Almeida, A. P. (2019). Además del acogimiento… Políticas de integración de niños refugiados sirios en las escuelas portuguesas, Dirección y Liderazgo Educativo. Abril 2019. Disponível em: https://www.dyle.es/ademas-del-acogimiento-politicas-de-integracion-de-ninos-refugiados-sirios-em-las-escuelas-portuguesas/ 

Brito, R., & Dias, P. (2019). Technologies and children up to 8 years old: what changes in one year? OBS – Observatório, 13(2), 68-96.

Dias, P., & Brito, R. (2019). How Families with Young Children are Solving the Dilemma between Privacy and Protection by Building Trust – A portrait from Portugal. Journal of Children and Media, DOI: 10.1080/17482798.2019.1694552.

Ferreira, M. (2019). Teoria(s) da atribuição: um quadro explicativo para o rendimento acadêmico. Revista Brasileira de Educação, 24. DOI: 10.1590/S1413-24782019240037

Olcina-Sempere, G., Ferreira, M., & Reis-Jorge, J. (2019). El professorado como mediador cognitivo y promotor de un aprendizaje significativo, Revista Educación, 43(2). DOI: 10.15517/REVEDU.V43I2.37269. Revista da Universidade de Costa Rica.

Olcina-Sempere, G., Ferreira, M., & Artiaga, M.J. (2019). Repercusión del aprendizaje cooperativo en la formación musical entre el alumnado universitario de educación primaria. Revista de Educación, Facultad de Humanidades, Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina, 16, 173-191

Louro, P. (2019). Porquê Cidades Educadoras? In Kultur revista interdisciplinaria sobre a cultura de la Agliati, A., … Ferreira, M., et al., (2020). Toolkit for assessing social and emotional skills at school. Learning to be – Erasmus+ programme, European Union. Ciutat, vol. 6, nº11, 2098 – pp. 17-20. issn: 2386-5458.

Martins, P. G. (2019). Liderança 4.0 – A capacitação de Lideranças da área da proteção civil, para os desafios da era digital. Revista Segurança mar/abr, Pág. 17 a 20;

Moreira, L., M. Reis, R. Elvas-Leitão, M. Abraham, F. Martins (2019). Quantifying Solvent Effects Through QSPR: A New Look Over Different Model Equations.  Journal of Molecular Liquids, 291 (2019) 111244.

 

Atas de Congressos

Almeida, A. P. e Esteves, S. (2019). Reading Out Loud: Perceptions and Practices of Primary School Teachers. December 2019. Proceedings Conference: Inovation In Language Learning International Conference At: Florence, Italy.

Brito, R., & Dias, P. (2019). Pais VS crianças: perceções sobre tecnologias digitais. VII Congreso de Educación Infantil y Formación de Educadores, Escuela Universitaria de Osuna, 5, 6 e 7 de abril de 2019.

Brito, R., & Dias, P. (2019). hAPPy families: perceptions and reflections of parents and young children about “good” apps. Reconceptualization childhood literacies: an international conference, COST DigiLitEY Action ISCH (ISI410), 7 a 8 de março. [Disponível em http://digilitey.eu/wp-content/uploads/2019/02/Conference-Booklet-V11.pdf].

Dias, P., & Brito, R. (2019). The constantly-entertained child, the robotic friend and the guilty parent: representation of IoToys in ads and commercial discourses. Reconceptualization childhood literacies: an international conference, COST DigiLitEY Action ISCH (ISI410), 7 a 8 de março. Disponível em http://digilitey.eu/wp-content/uploads/2019/02/Conference-Booklet-V11.pdf]

Martinsone, B., Talić, S., & Ferreira, M.  (2019). Changes in teachers’ attitude toward social emotional learning during monitored implementation of SEL Toolkit: Cross-cultural perspective. Book of Abstracts, Social and Emotional Learning Exchange / Defining quality in the context of innovation; Hosted by CASEL; 2, 3, 4 October 2019 Chicago, IL, USA.

Ferreira, M., Talić, S., & Martinsone, B. (2019). Learning to be: promoting social and emotional learning through relationship-centred learning environment and teaching methods. Book of Abstracts, 7th ENSEC Conference, Well-Being, and Social Emotional Development, Budapest, Hungary, August 29-31. p. 57.

Louro, P., Oliveira, A. P., Martins, P. G., (2019). Minimum Operational Services of Fire Brigades in Mainland, Portugal. Congresso Internacional de Segurança Integrada. Livro de atas do CISI, Lisboa

Louro, P., Oliveira, A.P., Martins, P. G. (2019). Serviços operacionais mínimos dos Corpos de Bombeiros em Portugal Continental. Livro de atas de Vertentes e Desafios da Segurança – CISI 2018, VIII edição, 178-184.

Oliveira, A. P., Costa, J., Almeida, A. P. (2019). Aquaponia como estratégia de integração curricular: relatos de um projeto. Livro de Resumos do 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas em Ensino Superior (CNaPPES 2019), pp. 18.

Saramagaio, C., Oliveira, A. P. (2019). O Futuro da Gestão de Emergência: Estímulo à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação. Livro de atas de Vertentes e Desafios da Segurança – VDS 2019, IX edição, 26-35

Mota, A., Oliveira, A.P. (2019). A promoção de uma cultura de segurança no ensino secundário. Livro de atas de Vertentes e Desafios da Segurança – VDS 2019, IX edição, 46-54

Correia, P., Oliveira, A.P. (2019). As barreiras à comunicação do risco: visão dos órgãos de comunicação social, da proteção civil e da sociedade civil. Livro de atas de Vertentes e Desafios da Segurança – VDS 2019, IX edição, 186-195

Rodrigues, A. (2019). RIQUA. A Responsabilidade Social e a Sustentabilidade nas organizações: a ISO 26000.

Rodrigues, A. (2019). FORGES. A Transformação Digital no Ensino Superior: Obrigação? Opção? Oportunidade?

Rodrigues, A. (2019). VII Congreso Internacional Virtual sobre Transformación e Innovación en las organizaciones. Aprovechar la innovación intraemprendedora antela innovación abierta.

Rodrigues, A. (2019). XIII Congreso Virtual Internacional sobre Turismo y Desarrollo. Turismo sostenible: un modelo de desarrollo necesario.

Runa, A. I., (2019). Emoções, comunicação online e género. In MartaLazo & Perez-Calle (Eds). Sabiduria digital para la comunicación inteligente. Livro de atas del VIII Congresso Internacional de Investigación e Información Digital – (pp. 323-324) Zaragoza: Ediciones  Egregius. ISBN 978-84-17270-92-6

 

 

Apresentações em Conferências

Almeida, A. P. (2019). Actors, Regulatory processes & Knowlegde in Educational Public Policies: the case of Open Plan Schools in Portugal. 77th Annual MPSA Conference, Chicago.

Almeida, A.P. e Esteves, S. (2019). Práticas de leitura em voz alta na escola, Família e comunidade: a experiência do projeto Já sei ler – leitura em voz alta. Comunicação proferida no XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, realizado na Universidade da Coruña, os días 4, 5 e 6 de setembro de 2019.

Almeida, A. P. e Esteves, S. (2019). Já sei Ler: Leitura em Voz Alta. Poster apresentado no 4º Encontro de Literatura para a Infância Asas para Ler, que decorreu a 24 de maio no ISEC Lisboa.

Araújo, L. (2019). A little glimpse into synthesis writing interventions from different nations: Similarities and differences. 12th ARLE conference (International Association for Research in L1 Education), June 26-28, 2019, Universidade NOVA de Lisboa Lisbon, Portugal.

Araújo, L. (2019). Reading to young children: What matters most for boys and girls? 12th ARLE conference (International Association for Research in L1 Education), June 26-28, 2019, Universidade NOVA de Lisboa Lisbon, Portugal.

Araújo, L. (2019).Identificação e categorização de projetos de I&M: Manual de Frascati. Workshop “Pensar Investigação”, ISEC Lisboa, 4 de junho de 2019.

Araújo, L. et al.(2019) Multigrade classrooms in Portuguese elementary schools: Do they help or hinder student achievement? Lisbon Economics and Statistics of Education. Fifth Lisbon Research Workshop on Economics, Statistics and Econometrics of Education,24-25 Janeiro, 201, Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

Brito, R. (2019). Os resultados por grupos de idade relativos ao estudo EU Kids online Portugal, Conferência “Crianças e jovens portugueses no contexto digital”, EU Kids Online. Universidade Nova de Lisboa, 28 de março de 2019.

Brito, R. & Dias, P. (2019). A pegada digital de crianças: Reflexões e diretrizes, VII Seminário da CPCJ, “Ser família”, Amadora, 16 de abril de 2019.

Brito, R. (2019). A utilização de tecnologias digitais e crianças. Palestra a alunos de Licenciatura em Educação Básica, na Escola Superior de Educação de Lisboa, 9 de maio de 2019.

Brito, R., & Dias, P. (2019). Pais VS crianças: perceções sobre tecnologias digitais. VII Congreso de Educación Infantil   y Formación de Educadores, Escuela Universitaria de Osuna, 5, 6 e 7 de abril de 2019.

Brito, R., & Dias, P. (2019). Perceções de famílias portuguesas, com filhos até 8 anos, sobre segurança digital. Atas do Congresso Internacional de Segurança Integrada, 8 a 10 de maio, Lisboa: ISEC Lisboa.

Carraquico, T. (2019). Science-with-business: Collaborative advantage as a driver to knowledge transfer in a digital economy. Poster session presented at the 2nd Global Forum of Intellectual Capital, ISCTE-IUL, Lisbon. ISBN: 978-989-781-144-9.

Carraquico, T., & Reis, M., (2019). Science-to-business: A toolkit to implement successful industry(business)-academy partnerships – Case study on Know Now Know How, a collaboration experience in Lisbon, Portugal. 13th International Technology, Education and Development Conference, Valencia, Spain, (pp. 7778-7785). doi: 10.21125/inted.2019.1917. ISBN: 978-84-09-08619-1.

Carraquico, T., Oliveira, A.P. (2019). Sensibilização e educação ambiental no ISEC Lisboa. 1ª Conferência de Campus Sustentáveis: IES como agentes de mudança (CCS2019), 31 outubro 2019, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Carraquico, T., Oliveira, A. P., Rodrigues, R. (2019). Bolsa de Voluntariado do ISEC Lisboa. Encontro de Voluntariado Universitário: modelos e práticas, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 29 janeiro 2019.

Ferreira, M. (2019).Learning to Be: Development of Practices and Methodologies for Assessing Social, Emotional and Health skills within Education Systems, Lornadas Científicas do Projecto Europeu “Learning to be”, Ljubljana, Slovenia,. Organização do Institute for Research and Development – UTRIP (Inštitut za raziskave in razvoj “Utrip”), 9 e 10 de abril, 2019.

Ferreira, M. (2019). Early childhood education – How to provide for children in preschool education learning conditions that promote their global development? Univerzita Karlova Pedagogická Fakulta (Charles University, Faculty of Pedagogy), Prague, Czech Republic, 6 de junho de 2019.

Ferreira, M. (2019). Jornadas científicas do projeto Erasmus K-3 “Learning to be” para a revisão dos resultados de investigação. Encontro organizado pela Universidade de Helsínquia, Finlândia, nos dias 26 e 27 de setembro, 2019, no âmbito do projecto “Learning to Be: Development of Practices and Methodologies for Assessing Social, Emotional and Health skills within Education Systems

Ferreira, M. (2019). “Mediação Cognitiva e Docência” no XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências (ENEC) & International Seminar of Science Education, que decorreu na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto no dia 6 de setembro.

Ferreira, M. (2019). “Autorregulação e abordagens à aprendizagem“. Comunicação apresentada em “Avaliação em Educação: perspetivas e desafios” que decorreu no ISEC Lisboa no dia 5 de julho de 2019.

Ferreira, M. (2019). Preletor no seminário “Pensar a Investigação” no dia 26 de março de 2019 no Iseclisboa.

Ferreira, M. (2019). Centro de formação da escola profissional Gustave Eiffel, 20 de fevereiro de 2019 – Amadora, no plano de formação contínua de professores, com a sessão temática “Educação Cognitiva e Aprendizagem”.

Louro, P., Oliveira, A. P., Martins, P. G. (2019). Minimum Operational Services of Fire Brigades in Mainland, Portugal. Congresso Internacional de Segurança Integrada. Segurex, Lisboa.

Louro, P., Campos, T., Gomes de Oliveira, C., Oliveira, A. P. (2019). Tempo de resposta dos serviços externos de emergência a um acidente industrial grave. CISI – Congresso Internacional de Segurança Integrada, Lisboa, 8-10 maio 2019.

Louro, P. (2019). Miranda do Corvo – Seminário “Semear o Futuro” 23/4

Louro, P. (2019). Luanda – O perfil do autarca angolano, Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas, Angola, 25/7

Louro, P. (2019). Huambo – O perfil do autarca angolano, Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas, Angola, 29/7

Louro, P. (2019). Alfândega da Fé – Seminário “Sucesso educativo- escola, comunidade, família” 20/11

Louro, P. (2019). Lagoa – Encontro “Saberes em Festa”, 29/11

Louro, P. (2019). Moura – Trilhos de uma cidade educadora, 6/2

Louro, P. (2019). Lisboa – Seminário “Escutar a cidade para a transformar” 2/12

Louro, P. (2019). Porquê Cidades Educadoras? In Kultur revista interdisciplinaria sobre a cultura de la ciutat issn: 2386-5458 – vol. 6, nº11, 2098 – pp. 17-20

Martins, P. G. (2019). Conceitos de risco e perigo, no Seminário Os Riscos. Mês da Proteção Civil, Camara de Tomar; Tomar.

Moreira, L.; A. P. Almeida, J. Costa (2919). Metodologias ativas no ensino do Cálculo Integral Triplo,; 6.o Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.19), Santarém, julho 2019.

Oliveira, A.P., Carraquico, T. (2019). Voluntariado como modelo de aprendizagem em contexto universitário. Livro  de Resumos do 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas em Ensino Superior (CNaPPES 2019), pp. 172.

Mota, A., Oliveira, A.P. (2019). A promoção de uma cultura de segurança no ensino secundário. Vertentes e Desafios da Segurança – VDS 2019, 24-26 outubro 2019, Leiria, Portugal.

Oliveira, A. P. (2019). Projetos em curso no ISEC Lisboa. Pensar Investigação, ISEC Lisboa, 26 março 2019.

Oliveira, A.P., Carraquico, T. (2019). Indicadores ambientais para o ISEC Lisboa. 1ª Conferência de Campus Sustentáveis: IES como agentes de mudança (CCS2019), 31 outubro 2019, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Oliveira, A. P., Costa, J., Almeida, A. P. (2019).  Aquaponia como estratégia de integração curricular: Relatos de um projeto. 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas em Ensino Superior (CNaPPES 2019), Santarém, 11-12 julho 2019.

Reis, M., Ventura, C., Almeida, A. P. (2019) Avaliação de Desempenho Docente numa IES: Relatos de um processo colaborativo e reflexivo…. IX Congresso Internacional RIAICES, Universidade da Madeira, 18, 19 e 20 de novembro de 2019.