Investigadores: José Passos Morgado, Isabel Cabrita, Luís Moreira, Jorge Costa
Descrição do projeto:
A nível de emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE), o setor dos transportes representa cerca de 25% do total de emissões, prevendo-se que a descarbonização do setor aeronáutico seja a mais problemática em termos de soluções tecnológicas a implementar. A descarbonização do setor traz vários desafios, urgindo encontrar alternativas de substituição tecnológica e/ou do combustível fóssil, e assim, reduzir as emissões GEE. Propõe-se com este estudo criar as condições para dotar um aeródromo, em Alijó, atualmente inoperativo, para ser transformado numa Estrutura de Teste, única e de abrangência europeia, com capacidade para testar/certificar tecnologias inovadoras de propulsão, utilizadoras de novas fontes energéticas, com o recurso a aeronaves no âmbito de Sistemas Aéreos Autónomos Não-Tripulados (UAS) e/ou Sistemas Aéreos Tripulados Inovadores (SATI) (e.g. paramotores e autogiros). Visa-se contribuir para avaliar o potencial de utilização de novos sistemas de propulsão e de combustíveis alternativos (combustíveis aeronáuticos sustentáveis, incluindo o hidrogénio verde e os combustíveis sintéticos), identificando necessidades estruturais e de sistemas para a produção e armazenamento desses combustíveis, com a realização de testes em aeronaves dos tipos referenciados. Neste contexto, será investigada a viabilidade tecnológica, económica e de capacitação, com definição de um plano de ação, numa abordagem integrada que contribua para a neutralidade carbónica no setor aeronáutico.