ESCOLA DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO
Artigos em revistas internacionais com revisão por pares
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
- El aprendizaje socioemocional en la Educación Primaria: una investigación sobre las concepciones y las prácticas de los maestros en el aula
Marco Ferreira, José Reis-Jorge, Gustau Olcina-Sempere, Rita Fernandes [A]
2023
Revista Colombiana de Educación, 87, 37-60
DOI: 10.17227/rce.num87-12704 - Perceptions of Giftedness and Classroom Practice with Gifted Children–an Exploratory Study of Primary School Teachers
José Reis-Jorge, Marco Ferreira, Gustau Olcina-Sempere, Beatriz Marques [A]
2021
Qualitative Research in Education, 10, 3, 291-315
DOI: 10.17583/qre.8097
Mestrado em Educação Pré-Escolar
- Social and emotional learning in preschool education: a qualitative study with preschool teachers
Marco Ferreira, José Reis-Jorge, Sara Batalha [A]
2021
International Journal of Emotional Education, 13, 1, 51-66
Mestrado em Educação Pré-Escolar / Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
- Inclusión y diferenciación pedagógica: dos estudios cualitativos en el sistema educativo portugués
Marco Ferreira, Cláudia Gonçalves [A], Cláudia Silva [A], Gustau Olcina-Sempere
2020
Revista Colombiana de Educación, 78, 321-342
DOI: 10.17227/rce.num78-9922
Artigos em revistas nacionais com revisão por pares
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
- Como Criar Bons Leitores.
Araújo, L., Costa, P., & Magalhães, J. [A]
2023
Cadernos de Educação, APEI. Revista da Associação Portuguesa de Educadores de Infância
Capítulos de Livros
Pós-graduação em Arte de Contar Histórias
- Coelho, S. [A] & Araújo, L.(2022). Reading for Babies Health Literacy in Portugal. P. Almeida e Esteves, S. (Orgs). Modern Reading Practices and Collaboration Between Schools, Family, and Community (216-238). IGI Global.
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
- Cotrim, C. [A] & Esteves, S.(2021). Contributos da Leitura em Voz Alta para a Aprendizagem da Leitura. O. Buzón-García; C. Buzón-García, & A. Vásquez (org.). In Innovaciones Metodológicas com TIC en educación. Madrid: Dykinson S.L.
Pós-Graduação em Educação Especial: Domínio Cognitivo Motor
- Picão, A. S. [A] & Esteves, S. (2022). Reading Fluency in Students With Dislexia and ADHD: Assessment and Intervention in Modern Reading Practices and Collaboration Between Schools, Family, and Community. IG Global: EUA.
Comunicações orais
- França, A. [A], Araujo, L., Costa, P., Leite, S. (2024, April). 3rd International Symposium of Young Researchers in Children’s Literature. Department of Languages and Cultures, University of Aveiro, Portugal.
- Araújo, L., Magalhães, J. [A], & Correia, R. (2022, julho). Explicit Teaching of Vocabulary in Preschool. Conferência Literacy and Diversity: New Directions. European Conference on Literacy, Dublin City University.
Mestrado em Educação Pré-Escolar
- Esteves, S., Borges, M. [A], Santos, M. [A], Libório, V. [A] (2019). Promoção da Consciência Fonológica e Aprendizagem da Leitura e da Escrita em Educação Pré-Escolar: uma relação que importa abordar, Poster apresentado no IV Encontro Asas Para Ler, Escola de Educação, ISEC Lisboa
- Esteves, S., Cotrim, C. [A], Dias, M. [A], Barradas, R. [A] (2019). A Importância do Treino da Consciência Fonológica em Educação Pré-Escolar, Poster apresentado no IV Encontro Asas Para Ler, Escola de Educação, ISEC Lisboa
- Esteves, S., Mateus, A. [A], Lindo, M. [A] (2019). Promoção da Consciência Fonológica na Educação Pré-Escolar, Poster apresentado no IV Encontro Asas Para Ler, Escola de Educação, ISEC Lisboa
- Figueiredo, M. [A] (2024) A literatura para a infância como recurso pedagógico na educação pré-escolar, Encontro Investigação e reflexão para a ação educativa, Escola de Educação, ISEC Lisboa
- Luís, A. [A] (2024) A participação dos pais em creche: relatos de boas praticas, Encontro Investigação e reflexão para a ação educativa, Escola de Educação, ISEC Lisboa
- Pinheiro, I. [A] (2024) Explorar, Brincar e Aprender: As Primeiras Aventuras Matemáticas, Encontro Investigação e reflexão para a ação educativa, Escola de Educação, ISEC Lisboa
- Brito, R., & Gamboa, S. [A] (2024). “Vamos fazer o almoço!”: Compreender a nutrição e a cadeia alimentar. Jornadas Pedagógicas “A formação de educadores e professores”. Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, 17 e 18 de maio de 2024.
- Luís, A. [A], & Brito, R. (2024). A participação dos pais em creche: relatos de boas práticas. VIII Encontro de Investigação e Práticas em Educação. 19 e 20 de abril, Universidade de Coimbra. Brito, R., & Souto, F. (2024). Cantinho da calma: espaço de serenidade num caminho de desassossego. Jornadas Pedagógicas “A formação de educadores e professores”. Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, 17 e 18 de maio de 2024.
- Nascimento, B. [A], & Brito, R. (2024). “Quero saber como eram as pessoas?” – trabalho por projeto com um grupo de crianças de 3, 4 e 5 anos. VIII Encontro de Investigação e Práticas em Educação. 19 e 20 de abril, Universidade de Coimbra.
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
- Borges, I. [A]. (2024) Trabalho de projeto “A água”, Encontro Investigação e reflexão para a ação educativa, Escola de Educação, ISEC Lisboa
- Calheiros, A. R. [A] (2024) Do Interesse à Ação: Atividades Enriquecedoras na Educação Pré-Escolar, Encontro Investigação e reflexão para a ação educativa, Escola de Educação, ISEC Lisboa
- Castilho, I. [A]. (2024) A caixa mágica, Encontro Investigação e reflexão para a ação educativa, Escola de Educação, ISEC Lisboa
- Costa, P. [A] (2024) Um olhar sobre Lisboa, Encontro Investigação e reflexão para a ação educativa, Escola de Educação, ISEC Lisboa
- França, A. [A]. (2024) Que livros de literatura para a infância leem os educadores de infância, Encontro Investigação e reflexão para a ação educativa, Escola de Educação, ISEC Lisboa
- Maçãs, I. [A]. (2024) O mundo dos pinguins, Encontro Investigação e reflexão para a ação educativa, Escola de Educação, ISEC Lisboa
- Nascimento, B. [A] (2024) “Sabias que primeiro éramos macacos e depois evoluímos?” – trabalho por projeto com um grupo de crianças em educação pré-escolar, Encontro Investigação e reflexão para a ação educativa, Escola de Educação, ISEC Lisboa
- Rodeia, I. [A]. (2024) Estagiar em educação pré-escolar, Encontro Investigação e reflexão para a ação educativa, Escola de Educação, ISEC Lisboa
- Russo, C. [A]. (2024) Os Insetos, Encontro Investigação e reflexão para a ação educativa, Escola de Educação, ISEC Lisboa
Outras publicações de Caráter Científico
- Brito, R., Nunes, L., Sousa, V., & Duarte, E. (2022). “Tiraste a máscara? És… boita!” – reflexões de crianças dos 3 aos 13 anos. Ponto sj, o portal dos Jesuítas em Portugal. Retirado de https://pontosj.pt/opiniao/tiraste-a-mascara-es-bonita-reflexoes-de-criancas-dos-3-aos-13-anos/, acedido em 14/10/2022