Livros
- Pacheco, P. & Esteves, S. (Eds) (2024). Educação Inclusiva – um direito inegociável. ISEC Lisboa. https://www.iseclisboa.pt/images/ebook/ebook_educacaoinclusiva.pdf
- Mestre, A., Rodrigues, F., Brito, R., & Araújo, L. (2024). Direção de escola e desafios da sociedade. ISEC Lisboa. https://www.researchgate.net/publication/377772661_DIRECAO_DE_ESCOLA_DESAFIOS_DE_HOJE_ESCOLA_DE_EDUCACAO_E_DESENVOLVIMENTO_HUMANO
Capítulos de livros
- Nascimento, B., & Brito, R. (no prelo, 2024). “Sabias que primeiro éramos macacos e depois evoluímos?” – trabalho de projeto com um grupo de crianças em educação pré-escolar. Escola Superior de Educação de Coimbra.
- Luís, C., & Brito, R. (2024, no prelo). Relatos de boas práticas no âmbito da participação das famílias tendo como base o Movimento da Escola Moderna: o caso do CAI Vítor Manoel (Santa Casa de Misericórdia de Lisboa). Escola Superior de Educação de Coimbra.
- Madsen, S., Saure, H., Janeš, A., Klančar , A., Brito, R., Lie, M., & Thorvaldsen, S. (2024). Path analysis of the dynamics of digital competence in higher education: Case studies from teacher education programs in Norway, Slovenia, and Portugal (59-74). Springer.
- Brito, R., Monteiro, S., & Baltazar, I. (no prelo, 2024). A “opinião da criança”: a importância do direito de participação na construção e desenvolvimento de uma cidadania ativa. A Escola como Alicerce da Cidadania Europeia. Coleção Euro-Atlântico: espaço de diálogos.
- Reis-Jorge, J., Pacheco, P., Ferreira, M., Barqueira, A., & Baltazar, I. (2024). School climate and teachers`professional wellbeing in Portugal: A school climate analytical framework (SCAF). In B. Martinsone, M. T. Jensen, C. Wiesner, & K. A. Zechner (Eds.), Teachers` professional wellbeing: A digital game based social-emotional learning intervention, (pp. 81-104). Verlag Julius Klinkhardt. DOI: 10.35468/6091-04
Artigos em revistas internacionais com revisão por pares
- Dardanou, M., & Brito, R. (no prelo, 2024). Family involvement in early childhood education – what do Portuguese and Norwegian frameworks state. Social Sciences.
- Ferreira, M., Barqueira, A., Reis-Jorge, J., Pacheco, P., Brito, R., & Baltazar, I. (2024). Physical and mental wellbeing, teaching efficacy and school connectedness – A study with preschool teachers in Portugal. Frontiers in Education, 9, 1408544. DOI: 10.3389/feduc.2024.1408544
- Castro Silva, J., Almeida, A.P., Pacheco, P., & Ferreira, M. (2024). Resilience and purpose as predictors of Portuguese school leaders’ work well-being. Journal of Educational Administration, 62(4), 373-387. DOI: 10.1108/JEA-06-2023-0140
- Talvio M., Ferreira, M., & Meda, L. (2024). Editorial: Innovations in teaching and learning: international approaches in developing teacher education and curriculum for the future. Frontiers in Psychology, 15, 1403661. DOI: 10.3389/fpsyg.2024.1403661
- Ferreira, M., Marques, A., & Santos, S. (2024). Foundations of teaching and learning – a study with teachers on conceptions and pedagogical practices. International Journal of Instruction, 17(2), 67-84. DOI: 10.29333/iji.2024.1725a
- Lopes, J. (2024). Anomaly Analysis of PVC Roofing Membranes in Portugal. Journal of Performance of Constructed Facilities. Volume 38, Issue 4. DOI: 10.1061/JPCFEV.CFENG-4625
Artigos em revistas nacionais e/ou internacionais sem revisão de pares
- Lopes, J. (2024). Metodologia de intervenção na renovação e reabilitação de coberturas em terraço. Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção (APCMC). Revista nº 206.
Publicações em atas/proceedings de conferências e congressos
- Vieira, A., Lopes, J., Martins, I. (2024). Proposta de Intervenção no Paço do Lumiar em Lisboa. 10.º Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável (PLURIS 2024). Guimarães, 16-18 de outubro. (aguarda-se a aprovação da comunicação já submetida).
- Lopes, J. (2024). Contribuição das coberturas vegetalizadas para a sustentabilidade ambiental. 5.º Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono (CIHEL). Lisboa, LNEC, 2-4 de outubro.
- Vieira, A., Lopes, J., Martins, I. (2024). The dissonances of spaces and rear facades in the built Pombaline Downtown complex (Baixa Pombalina). Architecture, Media, Politics, Society (AMPS), Lisbon Livable Cities: Culture, People & Place. ISCTE, 9-11 July 2025. Resumo da comunicação.
- Madsen, S., Saure, H., Lie, M., Aleksander, J., Klančar, A, Brito, R., Thorvaldsen, S. (2024). Pathway Analysis of the Dynamics of Teacher Educators’ Professional Digital Competence. New Media Pedagogy: Research Trends, Methodological Challenges, and Successful Implementations. Second International Conference, NMP 2023, Revised Selected Papers (Conference proceedings). Cracow, Poland, November 21–23, 2023, (pp.59-74). DOI: 10.1007/978-3-031-63235-8_4
- Brito, R. (2024). A participação das crianças no documento normativo orientações curriculares para a educação pré-escolar: em que contextos surge? Livro de atas, ICRE2024, Porto Internacional Conference on Research in Education, p. 173. Escola Superior de Educação, Instituto politécnico do Porto.
- Brito, R., & Cruz, E. (2024). A adaptação de crianças à nova rotina escolar: Testemunhos de pais e educadores de infância. Livro de atas, ICRE2024, Porto Internacional Conference on Research in Education, p. 448. Porto, 17 a 19 julho 2024, Escola Superior de Educação, Instituto politécnico do Porto.
- Luís, C., Brito, R. (2024). A participação dos pais em creche: relatos de boas práticas. VIII Encontro de Investigação e Práticas em Educação, 19 e 20 de abril, Escola Superior de Educação de Coimbra.
- Nascimento, B., Brito, R. (2024). “Quero saber como eram as pessoas” – trabalho por projeto com um grupo de crianças de 3, 4 e 5 anos. VIII Encontro de Investigação e Práticas em Educação, 19 e 20 de abril, Escola Superior de Educação de Coimbra.
- Araújo, L., Costa, P., S. A., Leite, & Brito, R. (2024). Preschool Teachers’ Self-Reported Storybook Reading Practices. ARLE-IFTE Conference, 2024. The University of Melbourne.
Outras publicações de Caráter Científico
- Lopes, J. (2023). Intervenções em património edificado da Junta de Freguesia do Lumiar. Análise de anomalias em três edifícios e propostas de intervenção. Pólo de Telheiras da Junta de Freguesia do Lumiar. Relatório técnico.
- Lopes, J. (2023). Intervenções em património edificado da Junta de Freguesia do Lumiar. Análise de anomalias em três edifícios e propostas de intervenção. Mercado do Lumiar. Relatório técnico.
- Lopes, J. (2023). Intervenções em património edificado da Junta de Freguesia do Lumiar. Análise de anomalias em três edifícios e propostas de intervenção. Biblioteca Maria Keil. Relatório técnico.
Artigo em ebook
- Pacheco, P., Oliveira, P., Almeida, A.P., & Martins, A. (2024). Museu das emoções: uma abordagem prática para a literacia emocional. Em Pacheco & Esteves (Eds). Educação Inclusiva – um direito inegociável (1 sd ed, pp.29-41). https://www.iseclisboa.pt/images/ebook/ebook_educacaoinclusiva.pdf
Comunicações orais
- França, A., Araújo, L., Costa, P., Leite, S. (2024, April). 3rd International Symposium of Young Researchers in Children’s Literature. Department of Languages and Cultures, University of Aveiro, Portugal.
- Fonseca, R. B. (2024). “As Crianças e as Cidades”. Seminário Científico Internacional “Ponte de Sor: Cidade que Educa e Transforma – Democracia, Sustentabilidade e Direitos da Criança”. 10 de abril de 2024. Ponte de Sor. Teatro-Cinema de Ponte de Sor. https://www.iseclisboa.pt/index.php/pt/noticias/2690-municipio-de-ponte-de-sor-recebe-a-conferencia-internacional-ponte-de-sor-cidade-que-educa-e-transforma-democracia-sustentabilidade-e-direitos-da-crianca
- Araujo, L., Costa, P., Leite, S., Brito, R. (2024, June). Preschool Teachers’ Self-Reported Storybook Reading Practices, ARLE-IFTE Conference: Connections and Disruptions: Unsettling L1 Education: Intersections of Place, Identity and Technology. Melbourne, Australia.
- Castro Silva, J., Almeida, A.P., Pacheco, P. & Ferreira, M. (2024, may/jun). Resilience and purpose as predictors of portuguese school leaders’ work well-being. ATEE Spring Conference, Bergamo, Italy.
- Fonseca, R. B. (2024). “Hoje sou… Professor?”. V Jornadas de Educação. 03 de abril de 2024. Aveiro, Universidade de Aveiro
Comunicações em painel (poster)