Livros
- Pacheco, P. & Esteves, S. (Eds) (2024). Educação Inclusiva – um direito inegociável. ISEC Lisboa. https://www.iseclisboa.pt/images/ebook/ebook_educacaoinclusiva.pdf
- Mestre, A., Rodrigues, F., Brito, R., & Araújo, L. (2024). Direção de escola e desafios da sociedade. ISEC Lisboa. https://www.researchgate.net/publication/377772661_DIRECAO_DE_ESCOLA_DESAFIOS_DE_HOJE_ESCOLA_DE_EDUCACAO_E_DESENVOLVIMENTO_HUMANO
Capítulos de livros
- Nascimento, B., & Brito, R. (no prelo, 2024). “Sabias que primeiro éramos macacos e depois evoluímos?” – trabalho de projeto com um grupo de crianças em educação pré-escolar. Escola Superior de Educação de Coimbra.
- Luís, C., & Brito, R. (2024, no prelo). Relatos de boas práticas no âmbito da participação das famílias tendo como base o Movimento da Escola Moderna: o caso do CAI Vítor Manoel (Santa Casa de Misericórdia de Lisboa). Escola Superior de Educação de Coimbra.
- Madsen, S., Saure, H., Janeš, A., Klančar , A., Brito, R., Lie, M., & Thorvaldsen, S. (2024). Path analysis of the dynamics of digital competence in higher education: Case studies from teacher education programs in Norway, Slovenia, and Portugal (59-74). Springer.
- Brito, R., Monteiro, S., & Baltazar, I. (no prelo, 2024). A “opinião da criança”: a importância do direito de participação na construção e desenvolvimento de uma cidadania ativa. A Escola como Alicerce da Cidadania Europeia. Coleção Euro-Atlântico: espaço de diálogos.
- Reis-Jorge, J., Pacheco, P., Ferreira, M., Barqueira, A., & Baltazar, I. (2024). School climate and teachers`professional wellbeing in Portugal: A school climate analytical framework (SCAF). In B. Martinsone, M. T. Jensen, C. Wiesner, & K. A. Zechner (Eds.), Teachers` professional wellbeing: A digital game based social-emotional learning intervention, (pp. 81-104). Verlag Julius Klinkhardt. DOI: 10.35468/6091-04
- Rodrigues dos Santos, J., de Bem Machado, A.,Brito Fonseca, R. & Sousa, M. J. (2024). “War in Ukraine and Inflation in the Eurozone: Combining Monetary and Fiscal Policies with a New “Savings Policy” as a More Utilitarian Solution to Combat the Inflationary Surge”. In Sousa, M. J., Asensio, M., da Rosa, L. A. B., Rodrigues, M. C., (2024). New Research on Leadership Styles and Performance. Nova Science Publishers. DOI: 10.52305/ZKQP3465
Artigos em revistas internacionais com revisão por pares
- Dardanou, M., & Brito, R. (no prelo, 2024). Family involvement in early childhood education – what do Portuguese and Norwegian frameworks state. Social Sciences.
- Ferreira, M., Barqueira, A., Reis-Jorge, J., Pacheco, P., Brito, R., & Baltazar, I. (2024). Physical and mental wellbeing, teaching efficacy and school connectedness – A study with preschool teachers in Portugal. Frontiers in Education, 9, 1408544. DOI: 10.3389/feduc.2024.1408544
- Castro Silva, J., Almeida, A.P., Pacheco, P., & Ferreira, M. (2024). Resilience and purpose as predictors of Portuguese school leaders’ work well-being. Journal of Educational Administration, 62(4), 373-387. DOI: 10.1108/JEA-06-2023-0140
- Talvio M., Ferreira, M., & Meda, L. (2024). Editorial: Innovations in teaching and learning: international approaches in developing teacher education and curriculum for the future. Frontiers in Psychology, 15, 1403661. DOI: 10.3389/fpsyg.2024.1403661
- Ferreira, M., Marques, A., & Santos, S. (2024). Foundations of teaching and learning – a study with teachers on conceptions and pedagogical practices. International Journal of Instruction, 17(2), 67-84. DOI: 10.29333/iji.2024.1725a
- Lopes, J. (2024). Anomaly Analysis of PVC Roofing Membranes in Portugal. Journal of Performance of Constructed Facilities. Volume 38, Issue 4. DOI: 10.1061/JPCFEV.CFENG-4625
Artigos em revistas nacionais e/ou internacionais sem revisão de pares
- Lopes, J. (2024). Metodologia de intervenção na renovação e reabilitação de coberturas em terraço. Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção (APCMC). Revista nº 206.
Publicações em atas/proceedings de conferências e congressos
- Vieira, A., Lopes, J., Martins, I. (2024). Proposta de Intervenção no Paço do Lumiar em Lisboa. 10.º Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável (PLURIS 2024). Guimarães, 16-18 de outubro. (aguarda-se a aprovação da comunicação já submetida).
- Lopes, J. (2024). Contribuição das coberturas vegetalizadas para a sustentabilidade ambiental. 5.º Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono (CIHEL). Lisboa, LNEC, 2-4 de outubro.
- Vieira, A., Lopes, J., Martins, I. (2024). The dissonances of spaces and rear facades in the built Pombaline Downtown complex (Baixa Pombalina). Architecture, Media, Politics, Society (AMPS), Lisbon Livable Cities: Culture, People & Place. ISCTE, 9-11 July 2025. Resumo da comunicação.
- Madsen, S., Saure, H., Lie, M., Aleksander, J., Klančar, A, Brito, R., Thorvaldsen, S. (2024). Pathway Analysis of the Dynamics of Teacher Educators’ Professional Digital Competence. New Media Pedagogy: Research Trends, Methodological Challenges, and Successful Implementations. Second International Conference, NMP 2023, Revised Selected Papers (Conference proceedings). Cracow, Poland, November 21–23, 2023, (pp.59-74). DOI: 10.1007/978-3-031-63235-8_4
- Brito, R. (2024). A participação das crianças no documento normativo orientações curriculares para a educação pré-escolar: em que contextos surge? Livro de atas, ICRE2024, Porto Internacional Conference on Research in Education, p. 173. Escola Superior de Educação, Instituto politécnico do Porto.
- Brito, R., & Cruz, E. (2024). A adaptação de crianças à nova rotina escolar: Testemunhos de pais e educadores de infância. Livro de atas, ICRE2024, Porto Internacional Conference on Research in Education, p. 448. Porto, 17 a 19 julho 2024, Escola Superior de Educação, Instituto politécnico do Porto.
- Luís, C., Brito, R. (2024). A participação dos pais em creche: relatos de boas práticas. VIII Encontro de Investigação e Práticas em Educação, 19 e 20 de abril, Escola Superior de Educação de Coimbra.
- Nascimento, B., Brito, R. (2024). “Quero saber como eram as pessoas” – trabalho por projeto com um grupo de crianças de 3, 4 e 5 anos. VIII Encontro de Investigação e Práticas em Educação, 19 e 20 de abril, Escola Superior de Educação de Coimbra.
- Araújo, L., Costa, P., S. A., Leite, & Brito, R. (2024). Preschool Teachers’ Self-Reported Storybook Reading Practices. ARLE-IFTE Conference, 2024. The University of Melbourne.
Outras publicações de Caráter Científico
- Lopes, J. (2023). Intervenções em património edificado da Junta de Freguesia do Lumiar. Análise de anomalias em três edifícios e propostas de intervenção. Pólo de Telheiras da Junta de Freguesia do Lumiar. Relatório técnico.
- Lopes, J. (2023). Intervenções em património edificado da Junta de Freguesia do Lumiar. Análise de anomalias em três edifícios e propostas de intervenção. Mercado do Lumiar. Relatório técnico.
- Lopes, J. (2023). Intervenções em património edificado da Junta de Freguesia do Lumiar. Análise de anomalias em três edifícios e propostas de intervenção. Biblioteca Maria Keil. Relatório técnico.
Artigo em ebook
- Pacheco, P., Oliveira, P., Almeida, A.P., & Martins, A. (2024). Museu das emoções: uma abordagem prática para a literacia emocional. Em Pacheco & Esteves (Eds). Educação Inclusiva – um direito inegociável (1 sd ed, pp.29-41). https://www.iseclisboa.pt/images/ebook/ebook_educacaoinclusiva.pdf
Comunicações orais
- França, A., Araújo, L., Costa, P., Leite, S. (2024, April). 3rd International Symposium of Young Researchers in Children’s Literature. Department of Languages and Cultures, University of Aveiro, Portugal.
- Fonseca, R. B. (2024). “As Crianças e as Cidades”. Seminário Científico Internacional “Ponte de Sor: Cidade que Educa e Transforma – Democracia, Sustentabilidade e Direitos da Criança”. 10 de abril de 2024. Ponte de Sor. Teatro-Cinema de Ponte de Sor. https://www.iseclisboa.pt/index.php/pt/noticias/2690-municipio-de-ponte-de-sor-recebe-a-conferencia-internacional-ponte-de-sor-cidade-que-educa-e-transforma-democracia-sustentabilidade-e-direitos-da-crianca
- Araujo, L., Costa, P., Leite, S., Brito, R. (2024, June). Preschool Teachers’ Self-Reported Storybook Reading Practices, ARLE-IFTE Conference: Connections and Disruptions: Unsettling L1 Education: Intersections of Place, Identity and Technology. Melbourne, Australia.
- Castro Silva, J., Almeida, A.P., Pacheco, P. & Ferreira, M. (2024, may/jun). Resilience and purpose as predictors of portuguese school leaders’ work well-being. ATEE Spring Conference, Bergamo, Italy.
- Fonseca, R. B. (2024). “Hoje sou… Professor?”. V Jornadas de Educação. 03 de abril de 2024. Aveiro, Universidade de Aveiro
Comunicações em painel (poster)