Produção Científica 2024

Livros

 

Capítulos de livros

  • Nascimento, B., & Brito, R. (no prelo, 2024). “Sabias que primeiro éramos macacos e depois evoluímos?” – trabalho de projeto com um grupo de crianças em educação pré-escolar. Escola Superior de Educação de Coimbra.
  • Luís, C., & Brito, R. (2024, no prelo). Relatos de boas práticas no âmbito da participação das famílias tendo como base o Movimento da Escola Moderna: o caso do CAI Vítor Manoel (Santa Casa de Misericórdia de Lisboa). Escola Superior de Educação de Coimbra.
  • Madsen, S., Saure, H., Janeš, A., Klančar , A., Brito, R., Lie, M., & Thorvaldsen, S. (2024). Path analysis of the dynamics of digital competence in higher education: Case studies from teacher education programs in Norway, Slovenia, and Portugal (59-74). Springer.
  • Brito, R., Monteiro, S., & Baltazar, I. (no prelo, 2024). A “opinião da criança”: a importância do direito de participação na construção e desenvolvimento de uma cidadania ativa. A Escola como Alicerce da Cidadania Europeia. Coleção Euro-Atlântico: espaço de diálogos.
  • Reis-Jorge, J., Pacheco, P., Ferreira, M., Barqueira, A., & Baltazar, I. (2024). School climate and teachers`professional wellbeing in Portugal: A school climate analytical framework (SCAF). In B. Martinsone, M. T. Jensen, C. Wiesner, & K. A. Zechner (Eds.), Teachers` professional wellbeing: A digital game based social-emotional learning intervention, (pp. 81-104). Verlag Julius Klinkhardt. DOI: 10.35468/6091-04

 

Artigos em revistas internacionais com revisão por pares

 

Artigos em revistas nacionais e/ou internacionais sem revisão de pares

  • Lopes, J. (2024). Metodologia de intervenção na renovação e reabilitação de coberturas em terraço. Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção (APCMC). Revista nº 206.

 

Publicações em atas/proceedings de conferências e congressos

  • Vieira, A., Lopes, J., Martins, I. (2024). Proposta de Intervenção no Paço do Lumiar em Lisboa. 10.º Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável (PLURIS 2024). Guimarães, 16-18 de outubro. (aguarda-se a aprovação da comunicação já submetida).
  • Lopes, J. (2024). Contribuição das coberturas vegetalizadas para a sustentabilidade ambiental. 5.º Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono (CIHEL). Lisboa, LNEC, 2-4 de outubro.
  • Vieira, A., Lopes, J., Martins, I. (2024). The dissonances of spaces and rear facades in the built Pombaline Downtown complex (Baixa Pombalina). Architecture, Media, Politics, Society (AMPS), Lisbon Livable Cities: Culture, People & Place. ISCTE, 9-11 July 2025. Resumo da comunicação.
  • Madsen, S., Saure, H., Lie, M., Aleksander, J., Klančar, A, Brito, R., Thorvaldsen, S. (2024). Pathway Analysis of the Dynamics of Teacher Educators’ Professional Digital Competence. New Media Pedagogy: Research Trends, Methodological Challenges, and Successful Implementations. Second International Conference, NMP 2023, Revised Selected Papers (Conference proceedings). Cracow, Poland, November 21–23, 2023, (pp.59-74). DOI: 10.1007/978-3-031-63235-8_4
  • Brito, R. (2024). A participação das crianças no documento normativo orientações curriculares para a educação pré-escolar: em que contextos surge? Livro de atas, ICRE2024, Porto Internacional Conference on Research in Education, p. 173. Escola Superior de Educação, Instituto politécnico do Porto.
  • Brito, R., & Cruz, E. (2024). A adaptação de crianças à nova rotina escolar: Testemunhos de pais e educadores de infância. Livro de atas, ICRE2024, Porto Internacional Conference on Research in Education, p. 448. Porto, 17 a 19 julho 2024, Escola Superior de Educação, Instituto politécnico do Porto.
  • Luís, C., Brito, R. (2024). A participação dos pais em creche: relatos de boas práticas. VIII Encontro de Investigação e Práticas em Educação, 19 e 20 de abril, Escola Superior de Educação de Coimbra.
  • Nascimento, B., Brito, R. (2024). “Quero saber como eram as pessoas” – trabalho por projeto com um grupo de crianças de 3, 4 e 5 anos. VIII Encontro de Investigação e Práticas em Educação, 19 e 20 de abril, Escola Superior de Educação de Coimbra.
  • Araújo, L., Costa, P., S. A., Leite, & Brito, R. (2024). Preschool Teachers’ Self-Reported Storybook Reading Practices. ARLE-IFTE Conference, 2024. The University of Melbourne.

 

Outras publicações de Caráter Científico

  • Lopes, J. (2023). Intervenções em património edificado da Junta de Freguesia do Lumiar. Análise de anomalias em três edifícios e propostas de intervenção. Pólo de Telheiras da Junta de Freguesia do Lumiar. Relatório técnico.
  • Lopes, J. (2023). Intervenções em património edificado da Junta de Freguesia do Lumiar. Análise de anomalias em três edifícios e propostas de intervenção. Mercado do Lumiar. Relatório técnico.
  • Lopes, J. (2023). Intervenções em património edificado da Junta de Freguesia do Lumiar. Análise de anomalias em três edifícios e propostas de intervenção. Biblioteca Maria Keil. Relatório técnico.

 

Artigo em ebook

 

Comunicações orais

  • França, A., Araújo, L.Costa, P., Leite, S. (2024, April). 3rd International Symposium of Young Researchers in Children’s Literature. Department of Languages and Cultures, University of Aveiro, Portugal.
  • Fonseca, R. B. (2024). “As Crianças e as Cidades”. Seminário Científico Internacional “Ponte de Sor: Cidade que Educa e Transforma – Democracia, Sustentabilidade e Direitos da Criança”. 10 de abril de 2024. Ponte de Sor. Teatro-Cinema de Ponte de Sor. https://www.iseclisboa.pt/index.php/pt/noticias/2690-municipio-de-ponte-de-sor-recebe-a-conferencia-internacional-ponte-de-sor-cidade-que-educa-e-transforma-democracia-sustentabilidade-e-direitos-da-crianca
  • Araujo, L., Costa, P., Leite, S., Brito, R. (2024, June). Preschool Teachers’ Self-Reported Storybook Reading Practices, ARLE-IFTE Conference: Connections and Disruptions: Unsettling L1 Education: Intersections of Place, Identity and Technology. Melbourne, Australia.
  • Castro Silva, J., Almeida, A.P., Pacheco, P. & Ferreira, M. (2024, may/jun). Resilience and purpose as predictors of portuguese school leaders’ work well-being. ATEE Spring Conference, Bergamo, Italy.
  • Fonseca, R. B. (2024). “Hoje sou… Professor?”. V Jornadas de Educação. 03 de abril de 2024. Aveiro, Universidade de Aveiro

 

Comunicações em painel (poster)